SÉRIE ESCÓCIA - PARTE I: A TERRA DOS SCOTS


Parte 1

     A Escócia é uma das quatro partes que integram o Reino Unido. Uma região com história antiga, marcada com inúmeras batalhas, crenças celtas, lendas, episódios românticos, muitos castelos antigos, inverno rigoroso e berço do inigualável scotch whisky.


    
     Seu nome, Escócia (Scotland), deriva do latim Scotia, que significa terra dos Scots, um povo de origem celta vindo da Irlanda e que se estabeleceu na costa oeste da Grã-Bretanha por volta do século 5.
    
    Em 1707, ao contrário do que muitos pensam, o país foi unificado ao reino inglês, não por uma vitória do então reino inimigo - como aconteceu no País de Gales -, mas porque o rei James VI da Escócia herdou a coroa da Inglaterra. O que faz toda a diferença entre escoceses, galeses e ingleses. 

    Os escoceses são notoriamente o povo descontraído e expansivo do Reino Unido. No verão, são privilegiados com tarde longas e uma luz rara. Sua capital, Edimburgo, é uma cidade marrom e bela e um dos maiores centros financeiros europeus. Glasgow é a cidade mais populosa do país e as Highlands, no extremo norte, e as mais de 790 ilhas na costa oeste são as áreas mais selvagens e românticas de toda a Grã-Bretanha (Hannah Howell que o diga!), com muita neve, sol, lagos e a mais alta montanha do Reino Unido.

   Durante o Iluminismo Escocês e a Revolução Industrial, a Escócia se tornou uma das potências comerciais, intelectuais e industriais da Europa. O declínio industrial que se seguiu à Segunda Guerra Mundial foi particularmente agudo, mas em décadas recentes o país tem passado por um certo renascimento econômico e cultural, abastecido em parte por um ressurgimento do setor de serviços financeiros e a renda do petróleo e gás do Mar do Norte.

     Sua língua oficial é o inglês e o governo é uma Monarquia Constitucional.

   Geograficamente a Escócia ocupa o terço setentrional da Ilha da Grã-Bretanha, com uma área aproximada de 78.772 km2. Sua única fronteira é com a Inglaterra, ao sul. Encontra-se entre o Oceâno Atlântico , a oeste, e o Mar do Norte, a leste. O território escocês divide-se entre 3 áreas: As Highlands ao norte (minha preferida!), O Cinturão Central (Central Belt) e as Terras Altas Meridionais (Southern Uplands) ao sul. Também inclui inclui mais de 790 ilhas
Sua população, segundo estimativa de 2001 é de 5.062.011 hab. e a densidade de 64 hab./km². 

    O PIB, segundo estimativa de 2006, total de US$ 1,9 trilhões e Per Capita de US$ 38 000.

4 comentários:

  1. Legal saber mais sobre este lindo pai's. Obrigado. ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Não perca as próximas postagens da série. Esse país é tão maravilhoso e com tantas impressões que foi impossível fazer apenas uma postagem.
      Obrigada pelo seu comentário!

      Excluir
  2. Prontinho. Depois com certeza, lerei com calma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Aracelly. Espero que goste e volte sempre. Aguardo seus comentários e sugestões.

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário. Te aguardo novamente.